quarta-feira, 3 de outubro de 2012

S@S - Hanseníase - Dra. Olga Alencar

Parte I Parte II Parte III

19 Comentários:

Às 9 de setembro de 2013 às 00:38 , Anonymous Anônimo disse...

Janaine Gomes de Holanda Oliveira - Acadêmica do 5° semestre de Enfermagem da UECE

Trabalhando o Conceito de Promoção da Saúde, na Entrevista com Dra. OLga ALencar sobre Hanseníase.

PROMOÇÃO

MODELO DE INTERVENÇÃO: Jovens informados acerca dos modos de transmissão da doença; conhecer a sua comunidade; contato constante com os serviços de saúde; se envolver nas atividades da equipe da saúde na família.
ALVO: Crianças, adolescentes, adultos e idosos.
INCUBÊNCIA: Pautar a hanseníase como tema na escola através do programa saúde nas escolas; discussão do assunto com os professores e com as famílias; programa saúde da família;
ESTRATÉGIAS: Evitar as áreas arejadas;
Imunidade própria ajuda a debelar a doença; Medidas de controle para detecção precoce da doença – diagnóstico precoce; vacina BCG;
ABORDAGENS: Tornar os jovens informados acerca do conceito, sintomas e modo de transmissão da hanseníase por meio da pesquisa na biblioteca, internet e discussões nas escolas e orientações de como agir diante de pessoas com a doença, divulgação dos sinais e sintomas.
DIRECIONAMENTO DAS MEDIDAS:Educar a população sobre a hanseníase para poder estar fazendo o diagnóstico precoce.
OBJETIVOS DOS PROGRAMAS: Extinguir o estigma acerca da hanseníase, tornar a população informada acerca da doença, disseminando as informações acerca das manifestações da doença.
EXECUTORES DOS PROGRAMAS: Escolas e Governo federal.

PREVENÇÃO

MODELO DE INTERVENÇÃO: Profissionais capacitados nas unidades de saúde e postos de saúde.
ALVO:População jovem.
ESTRATÉGIAS: Estar sempre atento aos sinais e sintomas da doença como qualquer modificação na pele, pois em caso de alterações da pele procurar posto de saúde mais próximo.
DIRECIONAMENTO DAS MEDIDAS : Tratamento quimiopoliterápico dos indivíduos coma doença.
OBJETIVOS DOS PROGRAMAS: Nas escolas e em áreas endêmicas, demonstrando a importância do conhecimento da hanseníase, como é possível combater, tratar, curar , se proteger e fazer o diagnóstico precoce.
EXECUTORES DOS PROGRAMAS: Unidades e serviços de saúde.

 
Às 9 de setembro de 2013 às 18:21 , Anonymous Anônimo disse...

Milena Siqueira Apolonio-Acadêmica do 5 semestre- UECE

A promoção de saúde é vista como conceito positivo e multidimensional, promover vai além de atender apenas os grupos de riscos e aquela determinada faixa da população. É promover saúde aos indivíduos em todos os campos de sua vida. No caso da hanseníase o modelo de intervenção é voltando para crianças, jovens, adultos e idosos, ou seja, abrange todas as faixas etárias de uma população. Cabe assim a levar a discussão sobre a doença, sinais e sintomas, entre outras informações a discussão em escolas, programas de saúde para que a intervenção ocorra em toda população.Estratégias como detectar os sinais e sintomas antes do avanço da doença,vacina BCG (confere certa proteção a formas mais graves) entre outros fatores podem diminuir a incidência da doença.Para a melhor efetividade das ações deve ser realizado capacitações para que jovens possam identificar a doença ,seus sintomas, transmissão através dos meios de comunicação: rádio, televisão, internet.Livros que disponibilizem de informações acessíveis sobre a doença, palestras que visem o repasse de conhecimento.Tendo como objetivo educar a população sobre a patologia e todo desenvolvimento da doença.Programas promovidos pela Estado ou com iniciativa da própria escola podem estar exercendo seu papel junto com a população.
A prevenção tem por objetivo exatamente a ausência de determinada doença e diminuição de sua incidência. A intervenção ocorre em ambiente hospitalar, em outros serviços de saúde também como postos. Devido a recentes estudos os jovens estão tendo um adoecimento representativo de hanseníase, sendo o alvo como grupo de alto risco.As estratégias cercam entorno do jovem identificar manchas em seu corpo e após encontrar manchas suspeitas se dirigir a um posto de saúde mais próximo.As medidas preventivas são destinados ao grupo alvo, ou seja na hanseníase a população jovem, diagnosticando precocemente a doença para adotar tão logo o tratamento.O objetivo desse programa de prevenção é trazer ao jovem conhecimento sobre a doença, para que ele possa identificar os sintomas, facilitando o diagnóstico, promovendo a cura e diminuindo o agravo da doença.Diferente da promoção de saúde que os executores de programas de educação em saúde é o Estado e a escola, na prevenção os profissionais de saúde assumem esta responsabilidade.

 
Às 10 de setembro de 2013 às 00:11 , Anonymous Anônimo disse...

Julyane Cerqueira Campos Andrade – Acadêmica do 5° semestre de Enfermagem-UECE

A promoção à saúde é uma estratégia perfeita que tem como objetivo a capacitação da comunidade para a melhoria da qualidade vida. Já à prevenção envolve um grupo focal, são como um conjunto de ações específicas para se evitar o aparecimento de alguma doença. No caso da “PROMOÇÃO” da hanseníase, vimos que o grupo alvo são crianças, adolescentes, adultos e idosos. Então várias são as medidas que podem ser feitas como intervenção, como é muito falado no vídeo, a questão da conscientização , dos sintomas, do controle, da transmissão. Acho que o ponto chave da promoção da hanseníase é divulgar mais sobre a doença. Como a doutora fala, muitas pessoas ainda tem um pensamento arcaico e preconceituoso, por pensarem a hanseníase como uma doença contagiosa, que exclui as pessoas da sociedade. Então é importantíssimo que TODOS saibam sobre a doença, e que principalmente saibam identificar os sintomas e consequentemente fazer o controle. Os jovem tem um papel fundamental nessa conscientização por estarem mais próximos das informações, querendo ou não, em redes sociais, onde sabemos que estes meios facilitam a promoção. Já no caso da “PREVENÇÃO” da hanseníase é mais específico. Vimos que o alvo é a população jovem. Então os profissionais eles devem ter medidas mais específicas para essa faixa-etária. Quando lidamos com jovens, temos que trabalhar na linguagem deles, acho que isso deve ser um ponto que deve ser trabalhado. Por exemplo, nas escolas, podem ter grupos de pesquisa em relação a essa temática, evento cultural com apresentações de trabalho, gincanas. Por fim, acho que a PROMOÇÃO e PREVENÇÃO são dois conceitos que devem fazer parte do cotidiano de qualquer profissional da saúde. Mais do que tratar ou curar uma doença, é EVITÁ-LA.

 
Às 10 de setembro de 2013 às 11:59 , Anonymous Anônimo disse...

Mayula Mirely Santos- Acadêmica de Enfermagem 5°Semestre UECE

Promoção de saúde é antes de tudo um movimento social e profissional que é compreendido entorno de um enfoque político e técnico nos processos de saúde,doença e cuidado associados a uma série de questões norteadoras como, solidariedade, equidade, democracia, participação e parceria. Em se tratando da hanseníase o modelo de intervenção é voltado aos jovens, adultos, crianças e idosos, pois é de fundamental manter todo esse público bem informado sobre o que é a doença, quais são os seus sintomas, o modo de transmissão e quais são os cuidados que deverão ser mantidos por esse público. Desenvolver medidas de educação em saúde a determinada população, através de uma comunicação acessível e apropriada, produzir materiais de apoio na conscientização aos jovens, estimular práticas de higiene através de próprio auto cuidado e oferecer oficinas de trabalhos utilizando diversos meios de comunicação sobre a hanseníase, são medidas eficazes que visam educar a população e orientá-la como agir diante de um grupo de pessoas com a doença, visto que durante muito tempo, o pré conceito e o estigma ao "leproso", permaneceram vivos em nossa cultura. Já a prevenção creio que significa ter antecipação de alguma situação seja ela social, política e econômica a curto, médio e logo prazo e que possam trazer prejuízos a determinada população. Aqui a intervenção é feita no posto, hospital ou em qualquer ambiente de saúde realizado por profissionais capacitados. Contudo percebemos pelo vídeo e pesquisas recentes que a incidência da hanseníase no Brasil, ainda é bastante significante e em especial nos grupos jovens. Portanto, é preciso demonstrar a importância do diagnóstico precoce assim como, conhecer melhor a doença para que a informação e o cuidado sejam levados ao jovem de maneira espontânea e singular. Também é preciso estimula-lo a conhecer o seu corpo e identificar as possíveis alterações em sua pele que possam vir a caracterizar a doença e em caso de alterações que ele procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima. Para finalizar gostaria de dizer que nós profissionais e estudantes da saúde temos um papel extremamente importante acerca da prevenção, prevenção e educação em saúde portanto se cada um de nós tomarmos a iniciativa de transformar, orientar, educar, ensinar e cuidar seja em qualquer lugar, com certeza, você será uma ferramenta de mudança na perspectiva e qualidade de vida de grupo de pessoa ou comunidade.

 
Às 10 de setembro de 2013 às 16:06 , Anonymous Anônimo disse...

Luana Silva de Sousa, Enfermagem UECE, quinto semestre

Promoção da saúde

Conceito de saúde: ações que englobam o contexto social, econômico, cultural e político a fim de atender as necessidades de cada sujeito intermediando o processo saúde-doença.
Modelo de intervenção: profissionais de saúde, usuários e comunidade inseridos no processo saúde-doença trocando informações e orientações, além de disseminar ações de saúde.
Alvo: crianças, jovens, adultos, idosos.
Incubência: faz parte da rede de temas da saúde, educação em saúde, rodas de conversa, salas de espera, além de estender as ações para as escolas e a comunidade.
Estratégias: educação em saúde integrando ações diversas e complementares ao processo saúde-doença, como orientações e visitas domiciliares, além de fomentar a participação popular como agente transformador da realidade e protagonista desse processo.
Abordagens: comunicação facilitadora.
Direcionamento das medidas: oferecidas à população de forma clara e concisa, estabelecendo relacionamento terapêutico.
Objetivos dos programas: transformações na população e na comunidade em que ela se insere, além de romper estereótipos e de admitir responsabilidade social.
Executores dos programas: profissionais de saúde (agentes comunitários de saúde, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, dentre outros), escolas, comunidade.

Prevenção da saúde

Conceito de saúde: limitado a discutir os sinais e sintomas da doença visando a ausência da doença ou a descoberta precoce de lesões pré-existentes.
Modelo de intervenção: profissionais de saúde atuando em sua unidade de saúde (postos, hospitais, UPAs, dentre outros).
Alvo: grupos de risco.
Incubência: tratar a hanseníase sem levar em conta outros fatores determinantes que englobam a patologia.
Estratégias: observar a manifestação de sinais e sintomas, vacinação.
Abordagens: persuasão, imediatismo.
Direcionamento das medidas: impostas à população-alvo a fim de obter o resultado de forma mais eficiente.
Objetivos dos programas: modificar o perfil epidemiológico de uma população-alvo numa determinada área.
Executores dos programas: profissionais de saúde (agentes comunitários de saúde, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, dentre outros).

 
Às 10 de setembro de 2013 às 21:16 , Anonymous Anônimo disse...

Jéssica Naiane Gama da Silva – Discente do 5° semestre-Enfermagem-UECE.

Promoção da saúde

Conceito de saúde: Implementar estratégias que buscam fornecer uma qualidade de vida para as pessoas por meio de ações de promoção da saúde.
Modelo de intervenção: Informar jovens acerca da doença, envolver não somente os alunos, mas toda a comunidade, os professores e os pais dos alunos.
Alvo: toda a população (no caso aqui os jovens)
Incubência: tornar a hanseníase tema nas diversas esferas da saúde: hospitais, escolas, reuniões da comunidade e etc...
Estratégias: palestras aos jovens nas escolas sobre a doença, material explicativo e didático, dinâmicas, explicar medidas que diminuam os sintomas e que facilitem o tratamento da hanseníase, buscando uma melhor qualidade de vida para o portador dessa patologia, participando desse processo o paciente, a família e o profissional de saúde.
Abordagens: informativa e medicamentosa
Direcionamento da medidas: a toda a população
Objetivo dos programas: fazer com que os alunos aprendam acerca da hanseníase e contribuam para a sua não disseminação na comunidade.
Executores dos programas: Professores das escolas, escolas, governos municipal, estadual e federal

Prevenção da saúde

Conceito de saúde: Busca a ausência da doença, no caso, da hanseniase, focando nos seus sinais e sintomas.
Modelo de intervenção: informar sobre a vacinação-BCG aos jovens, capacitar os profissionais de saúde para lidar com a doença e com essa clientela
Alvo: grupos de risco da população para contrair hanseniase
Incubência: tratamento da hanseníase, a própria doença
Estratégias: vacinação e explicar medidas para não contagio, explicar sinais e sintomas
Abordagens: abordagens em postos de saúde nas comunidades, explicações sobre o contagio e maneiras de prevenir
Direcionamento da medidas: vacinação e consultas para os grupos de risco e pessoas sintomatológicas
Objetivo dos programas: Prevenção e detecção precoce da doença
Executores dos programas: profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, agentes de saúde, assistentes sociais e etc...

 
Às 11 de setembro de 2013 às 19:31 , Anonymous Francisco Wagner Pereira Menezes disse...

PROMOÇÃO

MODELO DE INTERVENÇÃO: visa evitar que as pessoas se exponham a fatores condicionantes e determinantes de doenças, informando os jovens e demais membros da comunidade quanto as formas de prevenir exposições e tratando os indivíduos doentes precocemente, visando a prevenir uma maior disseminação da doença por parte desses..
ALVO: Todos os membros da comunidade
INCUMBÊNCIA: políticas, planos e programas de saúde pública com ações voltadas a evitar que as pessoas se exponham a fatores condicionantes e determinantes de doenças, a exemplo dos programas de educação em saúde que se propõem a ensinar a população a cuidar de sua saúde.
ESTRATÉGIAS: Agir nos fatores determinantes, visando a não infecção.
ABORDAGENS: Informar as pessoas quanto as características da doença e modos de transmissão, trabalhando também a quebra do estigma social, que dificulta o debate com relação ao tema.
DIRECIONAMENTO DAS MEDIDAS:Educar a população sobre a hanseníase para poder estar fazendo o diagnóstico precoce, bem como prevenindo exposições e diminuindo, consequentemente, o índice de infectados.
OBJETIVOS DOS PROGRAMAS: Extinguir o estigma acerca da hanseníase, tornando a população informada, apta a prevenir-se e a identificar as características da patologia, auxiliando no diagnostico precoce
EXECUTORES DOS PROGRAMAS: Governo, escolas e a própria população, tornando essa ser construtor de sua saúde.

PREVENÇÃO

MODELO DE INTERVENÇÃO: Campanhas de prevenção da doença
ALVO:População em geral
ESTRATÉGIAS: Educar quanto aos sinais e sintomas da doença, favorecendo um diagnostico precoce, bem como realização de exames(físico).

DIRECIONAMENTO DAS MEDIDAS : Tratamento quimiopoliterápico dos indivíduos coma doença.
OBJETIVOS DOS PROGRAMAS: demonstrando a importância do conhecimento da hanseníase, como é possível combater, tratar, curar , se proteger e fazer o diagnóstico precoce.
EXECUTORES DOS PROGRAMAS: Unidades e serviços de saúde.

 
Às 11 de setembro de 2013 às 21:44 , Anonymous Anônimo disse...

Raquel Rodrigues da Costa- Enfermagem UECE- 5° Semestre


PROMOÇÃO
Conceito de saúde- Capacitação das pessoas e comunidades para modificarem os determinantes da saúde em benefício da própria qualidade de vida.
Modelo de intervenção- Informar não só aos usuários, mas aos profissionais e à comunidade sobre a doença, para que haja uma troca de informações sobre o processo da patologia.
Alvo- toda a população
Incubência- Pautar nas escolas sobre o tema hanseníase, PSE( programa saúde na escola), pautar a henseníase em qualquer matéria na escola.
Estratégias- Palestras nas escolas para os jovens; divulgação por meio de material explicativo e de fácil compreensão sobre a doença, o modo de transmissão, sinais e sintomas, para que não haja preconceito com as pessoas portadoras da doença; dinâmicas que envolvam os alunos para que esses possam expor suas dúvidas sobre a patologia.
Abordagens- fácil comunicação e compreensão
Direcionamento das medidas- Oferecer à população informações de forma clara e fácil compreensão sobre a patologia.
Objetivos dos programas- Facilitar a compreensão da doença pela sociedade e para que estes tenham uma nova visão sobre a doença e sejam meios de transformação na sociedade.
Executores dos programas- Educadores, enfermeiros, assistentes sociais, médicos, agentes comunitários, usuários.

PREVENÇÃO
Conceito de saúde- Ações que visam evitar a doença na população, removendo os fatores causais, ou seja, visam a diminuição da incidência da doença.
Modelo de intervenção- Atuação dos profissionais de saúde
Alvo- Grupos de risco
Incubência- Tratar apenas a doença, não levando em conta os fatores desencadeantes da patologia.
Estratégias- Vacinação; explicar sobre quais são os possíveis sinais e sintomas da doença, o que fazer para prevenir além da vacina; acompanhamento dos grupos de risco e de pessoas com sintomas da doença.
Abordagens- Diretas e que mostrem claramente a maneira de conseguir se prevenir do contágio da doença, chamando a atenção do público alvo.
Direcionamento das medidas- Direcionadas ao público-alvo, para que se conscientizem da necessidade de prevenção e alerta com relação à patologia e seus riscos.
Objetivos dos programas- Reduzir a incidência da doença em uma determinada área; conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce da doença; alertar sobre a necessidade de iniciar o tratamento o mais rápido possível ao detectar a doença.
Executores dos programas- profissionais de saúde

 
Às 12 de setembro de 2013 às 19:48 , Anonymous Anônimo disse...

Yane Carmem Ferreira Brito
Enfermagem UECE 5° Semestre

PROMOÇÃO

COONCEITO DE SAÚDE: Planos ,políticas e programas de saúde pública que desenvolvam ações voltadas evitar que as pessoas se exponham a fatores determinantes e condicionantes da doenças.
MODELO DE INTERVENÇÃO: Ações educativas que ensinam a população a cuidar de sua saúde, além de incentivar condutas adequadas à melhoria da qualidade de vida.
ALVO: Todos os membros da população que se quer atingir.
INCUMBÊNCIA:Mostrar como um todo a doença, desenvolvendo uma rede de temas de saúde que se interliguem ao assunto principal.
ESTRATÉGIAS: Educação na escola, Momentos de espera em filas como momento de orientações em UBS.
DIRECIONAMENTOS DAS MEDIDAS: População.
ABORDAGENS: Informar as pessoas quanto as características da doença e modos de transmissão, trabalhando também a quebra do estigma social, que dificulta o debate com relação ao tema.
DIRECIONAMENTO DAS MEDIDAS:Educar a população sobre a doença para poder estar fazendo o diagnóstico precoce, bem como prevenindo exposições e diminuindo, consequentemente, o índice de infectados.
OBJETIVOS DOS PROGRAMAS:Orientar para promover possíveis mudanças sociais, psicológicas e biológicas tanto no paciente como no ambiente que ele está inserido.
EXECUTORES DOS PROGRAMAS: Governo e a própria população.

PREVENÇÃO

CONCEITO DE SAÚDE:conjunto de ações que visam evitar a doença na população, removendo os fatores causais, ou seja, trata-se basicamente a doença.
MODELO DE INTERVENÇÃO:Principalmente o profissional médico é principal atuante, já que o foco é na doença.
ALVO:População.
ESTRATÉGIAS: Orientar em relação aos sinais e sintomas da doença, favorecendo um diagnostico precoce,e consequentemente um possivel tratamento e a cura.Não muito dinaminismo, simples e claro.
ABORDAGENS: a prevenção acontece direcionada a um público, ela é tem objetiva e concisa.
DIRECIONAMENTO DAS MEDIDAS : População específica.
OBJETIVOS DOS PROGRAMAS: Orientar um certo tipo de público-alvo em relação à doença, seu tratamento, sinais e sintomas e cura.
EXECUTORES DOS PROGRAMAS: Profissionais de UBS, hospitais.

 
Às 12 de setembro de 2013 às 21:54 , Anonymous Anônimo disse...

gcfsdty

 
Às 12 de setembro de 2013 às 21:56 , Anonymous Anônimo disse...

jhgsrg

 
Às 12 de setembro de 2013 às 21:57 , Anonymous Anônimo disse...

Idalina Maria Moreira Barbosa
Enfermagem-UECE- 5° semestre

Trabalhando promoção e prevenção da saúde.

A promoção da saúde é encarada como um conceito positivo e multidimensional, resultando desta maneira em modelo participativo de saúde, sendo assim busca desenvolver parcerias com as escolas, visando orientar os jovens sobre a Hanseníase, importância de conhecer a comunidade na qual estão inseridos e aproximar-se dos serviços de saúde. Porém, o alvo não são apenas os jovens, mas também crianças, adultos e idosos. Torna-se incumbência desenvolver planos com ações voltadas para educação em saúde. Uma estratégia utilizada é pautar nas escolas o tema Hanseníase, através de palestras, informativos e oficinas que promovam a integração dos jovens, para que eles possam expor suas dúvidas sobre a doença. A abordagem deve ser realizada de modo que fique claro o que é a doença, com ocorre a transmissão, como identificar os sinais e sintomas e os agravos da doença. As medidas devem ser direcionas a população, com o objetivo de minimizar o estigma da doença e o quanto é importante o diagnóstico precoce. Essas ações são realizadas por educadores e profissionais da saúde.

Prevenção

Pode ser entendida com um conjunto de ações que busca prevenir uma doença.O modo de intervenção é o tratamento da doença. O alvo é um determinado grupo de risco, no caso os adolescentes. As estratégias utilizadas são vacinação (BCG), exame físico, que é imprescindível no diagnóstico, orientar para que esteja atento ao aparecimento de sinais e sintomas. A abordagem deve ser persuasiva. Pessoas acometidas pela Hanseníase são encaminhadas para o tratamento poliquimioterápico, e as que não apresentam são orientadas para prevenção. Objetiva-se a diminuição da incidência de Hanseníase. As ações são executadas por profissionais da saúde.

 
Às 13 de setembro de 2013 às 00:34 , Blogger Unknown disse...

Clara Lina -Academica de Enfermagem 5º semestre UECE
Promoção da saúde

CONCEITO DE SAÚDE: São tipos de ações inerentes ao processo do cuidar,permitindo a varios grupos orientações relacionadas a saúde,não vendo só o individuo como doença mas sim como um ser como um todo.MODELO DE INTERVENÇÃO: Realiza-se por meio de orientações para toda a população,permitindo uma troca de saberes da comunida com o profissional que realiza esse tipo de modelo.INCUBÊNCIA: Permitir que o assunto tratado no vídeo,Hanseníase possa englobar toda a população por meio de orientações em locais que atendem muito tal doença,como postos de saúde,redes etc.
Estratégias: Através de uma forma mais dinâmica,atingindo a população em momentos simples de espera permitindo uma troca de informações.ABORDAGENS: Informar os jovens de uma maneira mais fácil, para uma maior aprendizagem relacionado a doença citada.
Direcionamento das medidas: Orientar a população sobre a patologia.Objetivos dos programas: Envolver e informar aos jovens sobre a devidas doenças de forma criar uma nova metodologia voltado para educação em saúde.
Executores dos programas: profissionais de saúde,como: enfermeiros,médicos,assistentes sociais,agentes,etc
PREVENÇÃO DA SAÚDE
CONCEITO DE SAÚDE: diferentemente da promoção,visa apenas o processo saúde-doença.MODELO DE INTERVENÇÃO: Profissionais que trabalham em algum centro de saúde.Alvo: pessoas consideradas grupos de risco e jovens.
INCUBÊNCIA: Tratar a patologia da hanseníase.ESTRATÉGIAS:Por meio de vacinação e uma melhor informação sobre os sintomas da doença.
ABORDAGENS:Comunicativas e imediatas.
DIRECIONAMENTO DAS MEDIDAS: o publico alvo seria a sociedade em geral.OBJETIVOS DOS PROGRAMAS: pemitir que haja um conhecimento maior sobre a hanseníase,de modo acabar com os preconceitos ou má informações relacionadas ao tema.EXECUTORES DOS PROGRAMAS: profissionais de saúde

 
Às 13 de setembro de 2013 às 05:07 , Anonymous Anônimo disse...

Caroline Melo - 5º Semestre - Enfermagem UECE

~ Promoção VS. Prevenção ~

#PROMOÇÃO:
- CONCEITO DE SAÚDE: Consistem em políticas, planos e programas de saúde pública com ações voltadas evitar que as pessoas se exponham a fatores condicionantes e determinantes de doenças;
- MODELO DE INTERVENÇÃO: Incentivar condutas adequadas à melhoria da qualidade de vida a partir de palestras, rodas de conversa, dentre outras atividades que possam vir a ser educativas;
- ALVO: Observe-se a ênfase no sujeito coletivo, a comunidade;
- INCUMBÊNCIA: As ações específicas a serem realizadas nas três esferas de governo (federal, estadual, municipal) são de responsabilidade dos profissionais do sistema de saúde;
- ESTRATÉGIAS: De acordo com as responsabilidades de cada esfera de gestão do SUS – Ministério da Saúde, estados e municípios, destacamos Estímulo à inserção de ações de promoção da saúde em todos os níveis de atenção, com ênfase na atenção básica, voltadas às ações de cuidado com o corpo e a saúde; alimentação saudável e prevenção, e controle ao tabagismo;
- ABORDAGENS: Sociocultural, esta abordagem traz consigo uma educação com praticas de liberdade, onde para ele métodos deveriam ser discutidos em um lugar onde ele deveria ser descrito, discutido e compreendido pelo grupo;
- DIRECIONAMENTO DAS MEDIDAS: Transformar as condições de vida e de trabalho que conformam a estrutura subjacente aos problemas de saúde, demandando uma abordagem intersetorial;
- OBJETIVOS DOS PROGRAMAS: Promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes– modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais;
- EXECUTORES DOS PROGRAMAS: Todos aqueles que possuem capacidade e/ou estão inclusos no Sistema Único de Saúde, promotores de saúde.

#PREVENÇÃO:
- CONCEITO DE SAÚDE: conjunto de ações que visam evitar a doença na população, removendo os fatores causais, ou seja, visam a diminuição da incidência da doença;
- MODELO DE INTERVENÇÃO: intervenção direta a partir de vacinas, por exemplo;
- ALVO: Tem-se como foco em uma população específica e mais suscetível a uma determinada enfermidade;
- ESTRATÉGIAS: Um bom trabalho de prevenção exige organização, persistência e respeito às peculiaridades de cada local onde será implantado;
- ABORDAGENS: Diretas e que mostrem claramente a maneira de conseguir se prevenir do contágio da doença, chamando a atenção do público alvo;
- DIRECIONAMENTO DAS MEDIDAS: consiste em estabelecer estratégias que resultem em menor risco de adquirir ou controlar uma doença;
- OBJETIVOS DOS PROGRAMAS: O controle da transmissão de doenças infecciosas e a redução do risco de doenças degenerativas ou outros agravos específicos;
- EXECUTORES DOS PROGRAMAS: Profissionais de saúde capacitados.

 
Às 13 de setembro de 2013 às 19:45 , Anonymous Anônimo disse...

José Almir de Sousa Carneiro
Enfermagem - 5º Semestre

Promoção:

- Conceito de saúde: buscar meios que possam fornecer uma melhor qualidade de vida para as pessoas através de serviços de saúde na comunidade.
- Modelo de intervenção: busca informar tanto aos usuários, como aos profissionais e à comunidade a respeito da doença, para que haja uma troca de informações sobre essa patologia.
- Alvo: população em geral (crianças, jovens e adultos), que tenham acesso ao blog ou estejam na área de abrangência da Web-Rádio.
- Incubência: explicação da doença e exposição de outros temas de saúde que tenha algum elo com o assunto debatido.
- Estratégias: levar informação de forma diferenciada e dinâmica a respeito do conceito, dos sintomas, dos tipos e características de suas manifestações.
- Abordagens: levantamento de características da doença, formas de transmissão e quebra de preconceitos em relação à abordagem da doença.
- Direcionamento das medidas: as medidas se direcionam a população para que conheça melhor a doença para poder estar fazendo o diagnóstico precoce, bem como prevenir riscos e, consequentemente, diminuir os índices da doença.
- Objetivos dos Programas: informar a população alvo a respeito da doença hanseníase para que ela saiba se articular, saiba o que ela significa e saiba como se prevenir.
- Executadores dos Programas: profissionais da saúde, alunos e outros profissionais.

Prevenção:

- Conceito de saúde: focado basicamente na doença, tem-se a articulação de medidas que visam à remoção de fatores de risco para a população ou comunidade.
- Modelo de intervenção: a intervenção é realizada por profissionais em postos de saúde e em hospitais, através da realização do exame físico.
- Alvo: alunos inseridos na área de abrangência da Web-Rádio.
- Incubência: tratamento da doença, no caso a Hanseníase.
- Estratégias: realização de exames, buscar compreender as características normais de sua pele para entender padrões anormais e compreender as características da doença.
- Abordagens: a prevenção acontece direcionada a um público, facilitando a sua capacitação.
- Direcionamento das medidas: pode estar sendo desenvolvida em postos de saúde ou na própria comunidade, explicando sobre as formas de contagio e as maneiras de se prevenir.
- Objetivos dos Programas: realização de práticas educativas a cerca da prevenção da hanseníase e socializar o conhecimento com os ouvintes da web-rádio.
- Executadores dos Programas: profissionais de saúde

 
Às 13 de setembro de 2013 às 20:18 , Anonymous Anônimo disse...

Aluna: Nayanne Karen P inheiro do Nascimento
5 semestre

PROMOÇÃO:
- CONCEITO DE SAÚDE: São programas, ações que visam evitar que as pessoa venham adoecer, através de informações de qualidade que ensinem a população
- MODELO DE INTERVENÇÃO: é a promoção de ações que visam melhorar a qualidade de vida da população, através de medidas educativas.
- ALVO: é um determinado grupo de pessoas, parte ou totalidade de uma população, que se deseja atingir.
- INCUMBÊNCIA: são as funções/competências do governo para subsidiar e dos profissionais para promoverem saúde.
- ESTRATÉGIAS: planejamento e metas a serem implantas e cumpridas a longo, médio e curto prazo, tendo em vista a promoção da saúde na população em todos os níveis sociais.
- ABORDAGENS: maneiras de se tentar alcançar o maior número de pessoas, através de divulgações, panfletos, palestras, debates, com o fim de conscientizar o maior número de pessoas.
- DIRECIONAMENTO DAS MEDIDAS: focar na população que se quer atingir, analisando suas condições sócio-econômicas, para assim trabalhar com as necessidades dessa.
- OBJETIVOS DOS PROGRAMAS: desenvolver a qualidade de vida e bem-estar, diminuindo os riscos de doenças, hábitos não saudáveis, para assim promover saúde.
- EXECUTORES DOS PROGRAMAS: profissionais de saúde e entidades governamentais e não-governamentais.

PREVENÇÃO:
- CONCEITO DE SAÚDE: medidas que estarão reduzindo riscos de doenças, atuando de forma a antecipar e atuar antes de manifestações de debilitação no corpo e na mente da população.
- MODELO DE INTERVENÇÃO: medidas utilizadas que atuem antecipadamente evitando a ocorrência de doenças, como vacinas, saneamento básico, atendimento domiciliar preventivo.
- ALVO: Tem-se como foco em uma população específica e mais suscetível a uma determinada enfermidade;
- ESTRATÉGIAS: cria oportunidades de promover o conhecimento da população, por meio de palestras, de debates, de divulgação, conversas, etc.
- ABORDAGENS: conscientizadoras e eficazes para chamar a atenção de determinada população para os malefícios e danos que determinada doença pode acarretar.
- DIRECIONAMENTO DAS MEDIDAS: criar medidas direcionadas para um determinado grupo alvo da população que se deseja atingir.
- OBJETIVOS DOS PROGRAMAS: controlar a contaminação de doenças infecciosas e a redução do risco de ou agravantes de outras doenças.
- EXECUTORES DOS PROGRAMAS: Profissionais de saúde capacitados.

 
Às 13 de setembro de 2013 às 22:25 , Anonymous Anônimo disse...

Aluna: Francisca Marília Coutinho Leite
5° Semestre – Enfermagem – UECE
PROMOÇÃO
- Conceito de saúde: É o processo de capacitação, por via de orientações por exemplo, de pessoas para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, desta forma permitindo uma participação na construção de seu bem-estar.
- Modelo de intervenção: Tem por objetivo uma melhora no cuidado de cada pessoa com sua saúde, utilizando-se de orentações, palestras, atividades de educação e etc.
- Alvo: A população como um todo.
- Incubência: Ações que consigam levar o conhecimento sobre a doença, no caso do vídeo a hanseníase, ao público alvo.
- Estratégias: Desenvolvimento de metas, atividades e orientações que devem ser desenvolvidas acerca da hanseníase, para que desta forma a população alvo consiga um maior conhecimento.
- Abordagens: A abordagem deve ser feita da forma mais clara e facilitadora possível, por meio de atividades, comunicação e etc.
- Direcionamento de medidas: Orientar a população como um todo acerca da hanseníase.
- Objetivos dos programas: Tentar levar o máximo de conhecimento da forma mais fácil e compreensível acerca da patologia, para que o público possa obter um máximo de conhecimento possível.
- Executores dos programas: Equipe de saúde, educadores, a população.
PREVENÇÃO
- Conceito de Saúde: Ações que tem como objetivo evitar o estado de doença nas pessoas, ou seja, um conjunto de medidas que objetiva antecipar um estado de adoecimento em uma determinada população.
- Modelo de intervenção: A atuação dos profissionais de saúde como um todo.
- Alvo: Grupos propício a contrair hanseníase dentro da população.
- Incubência: O tratamento da patologia.
- Estratégias: Podemos usar como exemplo a vacinação, mas no caso da hanseníase orientações sobre sinais e sintomas.
- Abordagens: As mais diretas possíveis, focando em ações para evitar o contágio da hanseníase.
- Direcionamento das medidas: Apontar estratégias criadas à um grupo alvo específico da forma mais eficaz possível.
- Objetivos dos programas: Orientar e amparar a população

 
Às 13 de setembro de 2013 às 23:35 , Anonymous Anônimo disse...

Aluna Francisca Thays dos Santos Alexandre
5º Semestre-UECE
PROMOÇÃO:
- CONCEITO DE SAÚDE: São projetos de ações que objetivam evitar que as pessoa venham adoecer, através de informações de qualidade que ensinem a população
- MODELO DE INTERVENÇÃO: é a formação de medidas que visam melhorar a qualidade de vida da população, através de medidas educativas.
- ALVO: é um demarcado grupo de indivíduos, parte ou totalidade de uma população, que se deseja atingir.
- INCUMBÊNCIA: são os aspectos que governo tem para financia os profissionais para desenvolverem e promoverem saúde.
- ESTRATÉGIAS: formação e organização de objetivos a serem instalados e realizados a longo, médio e curto prazo, tendo em vista a promoção da saúde na população em todos os níveis sociais.
- ABORDAGENS: maneiras de se tentar alcançar o maior número de pessoas, através de divulgações, panfletos, palestras, debates, com o fim de conscientizar o maior número de pessoas.
- DIRECIONAMENTO DAS MEDIDAS: focar na população que se quer atingir, analisando suas condições sócio-econômicas, para assim trabalhar com as necessidades dessa.
- OBJETIVOS DOS PROGRAMAS: formar aspectos de uma qualidade de vida e bem-estar, reduzindo os riscos de doenças, hábitos não saudáveis, para assim promover saúde.
- EXECUTORES DOS PROGRAMAS: profissionais de saúde e entidades governamentais e não-governamentais.

PREVENÇÃO:
- CONCEITO DE SAÚDE: normas que estarão diminuindo riscos de doenças, atuando de forma a antecipar e atuar antes de manifestações de debilitação no corpo e na mente da população.
- MODELO DE INTERVENÇÃO: normas utilizadas que atuem antecipadamente prevenido a ocorrência de doenças, como vacinas, saneamento básico, atendimento domiciliar preventivo.
- ALVO: Tem-se como foco em uma população específica e mais suscetível a uma determinada enfermidade;
- ESTRATÉGIAS: desenvolve oportunidades de promover o conhecimento da população, por meio de palestras, de debates, de divulgação, conversas, etc.
- ABORDAGENS: conscientizadoras e eficazes para chamar a atenção de determinada população para os malefícios e danos que determinada doença pode acarretar.
- DIRECIONAMENTO DAS MEDIDAS: desenvolver medidas direcionadas para um determinado grupo alvo da população que se deseja atingir.
- OBJETIVOS DOS PROGRAMAS: conter a contaminação de doenças infecciosas e a redução do risco de ou agravantes de outras doenças.
- EXECUTORES DOS PROGRAMAS: Profissionais de saúde capacitados/qualificados/treinados.

 
Às 14 de setembro de 2013 às 01:44 , Anonymous Anônimo disse...

SUZANA CARVALHO MELO, ENFERMAGEM UECE 5º SEMESTRE

PROMOÇÃO
Conceito de saúde: são políticas e programas de saúde pública que apresentam ações que tem o objetivo de evitar que a população se exponha a fatores que condicionam e determinam as doenças.
Modelo de intervenção: educação em saúde realizada por profissionais de saúde que proporciona informações ao indivíduo que possibilitam o autocuidado deste.
Alvo: população em geral
Incumbência: apresentar a hanseníase para a população através de grupos de discussão em escolas e postos de saúde, envolvendo assim as redes de temas da saúde.
Estratégias: realização de palestras e dinâmicas que facilitem o entendimento sobre a doença
Abordagens: Programas Saúde da Família e Saúde na Escola
Direcionamento de medidas: informar a população possibilitando o diagnóstico precoce
Objetivos dos programas: proporcionar conhecimento sobre hanseníase à população desconstruindo mitos que geram discriminação social. Além de prevenir possíveis ocorrências da doença e incentivar a comunidade a procurar o serviço de saúde em casos de manifestação dos sinais e sintomas.
Executores dos programas: governo, escolas, profissionais de saúde e população

PREVENÇÃO
Conceito de saúde: ações que tem a finalidades de evitar a doença na população, diminuição da incidência da doença.
Modelo de intervenção: Tratamento medicamentoso
Alvo: toda a população
Incumbência: tratar da doença, somente.
Estratégias: vacinação
Abordagens: diretas e imediatas
Direcionamento das medidas: visam o tratamento
Objetivos dos programas: reduzir incidência da doença, a cura do sujeito
Executores dos programas: profissionais de saúde

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial