sábado, 20 de março de 2010

Dr. Yves Talbot - Universidade de Toronto - Canadá

Parte 1


Parte 2



Parte 3



Parte 4



Parte 5

36 Comentários:

Às 25 de maio de 2010 às 18:49 , Anonymous Helena Gracielli de Carvalho disse...

ATENÇÃO PRIMÁRIA: Segundo o professor Yves Talbot apresenta 4 elementos únicos. 1)O primeiro contato com o paciente--> acessibilidade(facilidade para utilização do serviço).
2)Longitudinalidade --> a pessoa atendida mantém seu vínculo com o serviço ao longo do tempo, de forma que quando uma nova demanda surge esta seja atendida de forma mais eficiente (conhecer a família do paciente para avaliar doenças crônicas de cunho familiar). 3)Integralidade--> grupo de serviços oferecidos para resolver o problema, envolvendo prevenção e promoção em saúde, programas comunitários para prevenção de doenças e estimulando a inicativa na própria população. Além do vínculo com outros serviços de saúde, os serviços do nível primário podem lançar mão de visitas domiciliares, reuniões com a comunidade e ações intersetoriais.
4) Intersetorialidade --> garantia de acesso dos usuários a todos os serviços de saúde. O professor associa sua afirmação aos conceitos de Bárbara Starfield. Ele afirma também que a reforma da Atenção Primária do Brasil é a maior do mundo. A Atenção Primária à Saúde enquanto ciência constitui-se como o primeiro contato de indivíduos, famílias e comunidades com o sistema de saúde. Tem o papel centralizador de organização, coordenação e responsabilização dentro de um sistema de saúde.

ATENÇÃO BÁSICA: No Brasil a atenção básica ainda é muito falha, pois não existe capacitação e qualificação adequada de todos os profissionais atuantes nesta área.
ESF --> o paciente é atendido por uma equipe multiprofissional. A Atenção Básica é anterior à Atenção Primária em Saúde. A Atenção Básica é um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.

 
Às 25 de maio de 2010 às 20:11 , Anonymous Sarah Vieira Figueiredo disse...

Atenção básica: nome anterior, que demonstra , como próprio nome diz, algo básico demais, como se o atendimento prestado fosse simples.O nome não revela o que, na realidade se quer expressar. Por isso, a melhor nomenclatura seria de atenção primária em saúde, onde engloba o que realmente acontece.


Atenção primária em saúde: elementos únicos: primeiro contato, é o primeiro lugar onde o indivíduo vai quando está sentindo algum sinal ou sintoma patológico, é a acessibilidade, longitulialidade (é durante toda a vida, um ciclo vital), integralidade (quer dizer o grupo de serviços que podem ser oferecidos para resolver os problemas da demanda, incluindo prevenção e promoção da saúde, programas comunitários para estimular a iniciativa da população) e intersetorilalidade. O Ceará tem uma história particular sobre a saúde da família, tendo o maior programa de residência familiar segundo o professor Yvens.

No vídeo também temos a compreensão geral do funcionamento desses programas e outros no Canadá. O professor relata algumas diferenças e semelhanças!

 
Às 26 de maio de 2010 às 22:57 , Anonymous Rebeka Rafaella - 5 semestre disse...

Segundo o professor Yves Talbot da Universidade de Toronto, no Canadá, a Atenção primária apresenta 4 elementos únicos(únicos, pois são exclusivos desse setor):
1)Primeiro contato - o cliente procura o serviço cada vez que tem um problema novo ou não. Esse primeiro contato é possível devido a acessibilidade, elemento importante da atenção primária, promovedor de saúde.
2)Longitudinalidade: - o usuário mantém um vínculo com o serviço durante toda vida, ou seja durante todo o seu ciclo vital. Porém essa atenção se extende também para sua família, visto que conhecer seus membros possibilita identificar problemas de saúde, principalmente os de cunho crônico, como por exemplo HAS, DM...que geralmente são de origem familiar.
3)Integralidade: vínculo com outros serviços de saúde com o objetivo de prestar uma atenção completa e de qualidade, para resolver os problemas da demanda, oferecendo não apenas o atendimento clínico, mas também prevenção e promoção em saúde, programas comunitários para estimular a iniciativa da própria população e a aprendizagem da mesma.
4)Intersetorialidade - garantia de acesso dos usuários a todos os serviços de saúde.
O professor Yves afirma que a eforma da atenção primária do Brasil é a maior do mundo. Canalizando para o nosso Estado, ele afirma que o Ceará tem uma história particular sobre a saúde da família, tendo o maior programa de residência familiar.
Segundo ele a Enfermagem tem papel de socialização desde a faculdade e confirma que devemos lutar pelo efetivação dos diagnósticos de enfermagem, pois estes contribuem para o desenvolvimento e construção de nossas próprias habilidades.

A atenção básica nada mais é do que uma denominação errada do que hoje conhecemos por atenção primária. Essa nomenclatura, antiquadra, porém ainda utilizada passa a idéia de subordinação, inferioridade, diante dos outros modelos de atenção, minimizando seu valor, como se o atendimento fosse menos importante e até mesmo questionando sua qualidade.

 
Às 28 de maio de 2010 às 13:26 , Anonymous Emília Cristina, 5ºsemestre disse...

Atenção primária: É caracterizada por ser o primeiro serviço interligando família, comunidade e serviços de saúde a que a comunidade recorre diante de qualquer queixa de saúde, pelo fato de estar mais próxima da população e ter características como a acessibilidade - capacidade de ter acesso e atendimento; longitudinalidade - que representa a formação d laços que vão além do tempo e faz com que a pessoa se sinta mais acolhida e que o profissional seja capaz de ofertar um cuidado mais integral, entendendo os fatores que determinam a saúde e doença daquele indivíduo, envolvendo-o em programas de promoção e prevenção.Uma última característica é a intersetorialidade que representa o acesso dos usuários ao serviço de saúde.
Atenção básica: Como o próprio nome diz, é muito básica, de certa forma é incapaz de determinar a complexidade que envolve o serviço.

 
Às 2 de junho de 2010 às 01:11 , Anonymous Thaís Nascimento Santiago disse...

Atenção primária: É um modelo de atenção a saúde que presta um serviço de forma integrada ao indivíduo, desde o 1º contato pois é esse serviço que é procurado quando um problema de saúde aparece; passando por um cuidado que acompanha o ciclo vital do indivíduo e da sua família;até chegar a um serviço que atende as necessidades de cada indivíduo de forma singular, sepre lembrando que aquele paciente está inserido em um contexto social.

Atenção Básica: Ao contrário do que pode perceber na atenção primária, essa forma de atenção é muito limitada e restrita ao indivíduo, mas isso não siginifiva que ela é pouco importante. Como ela surgiu primeiro, é notável a sua contribuição para a implementação de uma forma de atenção mais especielizada e melhor elaborada como a atenção primária.

 
Às 3 de junho de 2010 às 12:10 , Anonymous Ivana Rios Rodrigues, 5º semestre disse...

Atenção Primária: Possui 4 elementos considerados, pelo Professor Yves Talbot, como únicos. São eles: Primeiro contato: no qual o cliente procura o serviço de saúde quando apresenta sintomas relacionados a alguma doença, ou mesmo quando precisa tirar dúvidas com um profissional da saúde; Longitudinalidade: é o vínculo criado entre cliente/serviço de saúde, onde ele irá mantê-lo durante toda sua vida; Integralidade: é onde há uma integração ente os serviços de saúde, com acesso, para que haja uma complementaridade no serviço e para que o cliente posso sentir segurança e qualidade neste; e Intersetorialidade: é o acesso que é garantido aos usuários diante dos serviços de saúde propostos na integralidade. A atenção primária deve ser sempre de boa acessibilidade devido a sua proximidade com a comunidade usuária.

Atenção Básica: é a junção de diversas ações de saúde, porém ela ainda é muito falha em nosso país, devido a falta de responsabilização, capacitação e qualificação dos profissionais que trabalham nessa área. A denominação de atenção básica é dita equívoca por representar algo básico e isto não é o que a realidade apresenta, pois como foi dito atenção básica é um conjunto de ações de saúde.

 
Às 8 de junho de 2010 às 18:31 , Anonymous Isabel Cristina Ferreira - 5º semestre disse...

Segundo o Dr.Yves Talbot, a reforma da Atenção Primária do Brasil é a maior reforma em AP do mundo neste momento. E para ele, a Atenção Primária possui quatro elementos únicos:
1) O primeiro contato que está muito ligado com a acessibilidade, pois é a partir deste elemento que a comunidade procura o serviço de saúde.
2) Longitudinalidade: é muito importantes, pois o usuário fica ligado ao serviço durante todo o seu ciclo vital, favorecendo a detecção de doenças crônicas e seu tratamento, como diabetes e hipertensão arterial, assim como também estendendo esse serviço para a família do mesmo.
3) Integralidade: é o grupo de serviços que é oferecido para responder à demanda. Não é constituido somente por atendimento ambulatorial, e sim pela oferta de prevenção e promoção da saúde para o território. Oferece também todos os tipos de serviço, assim como também programas comunitários que facilitam a aprendizagem e estimulam iniciativas individuais.
4) Intersetorialidade: é a garantia de acesso dos usuários aos serviços de saúde.

Já a atenção básica foi o nome dado anteriormente à atenção primária e ainda hoje há muitas discussões a respeito disso, mas genericamente é caracterizada pelas falhas na capacitação e qualificacões dos profissionais, servindo como um pilar, porém bem trabalhado, para dar lugar à Atenção Primária.

Ainda segundo o Dr. Yves o Ceará tem um importante desenvolvimento da saúde em familia e possui o maior programa de residência multidiciplinar localizado em Sobral.

 
Às 9 de junho de 2010 às 22:04 , Anonymous Juliana Madeira (Aluna do 5º semestre Enfermagem UECE) disse...

A Atenção Básica é o modelo antigo, que não havia programas interdiciplinares e capacitação adequada dos profissionais.
A partir dela, surge a Atenção Primária Saúde, onde há a abordagem multidisciplinar e interprofissional, buscando um mudança do modelo clínico tradicional, centrado no médico e acompanhando toda a família em seu desenvolvimento, considerando o enfoque epidemiológico.
Ela é baseada em 4 elementos únicos, dos quais os dois últimos se apresentam no nosso SUS:
1) Contato: possibilitando a acessibilidade e utilização do serviço;
2) Longitudinalidade: participando de todo o ciclo familiar, de todo o seu desenvolvimento;
3) Integralidade: além do serviço ambulatórial, há prevenções e promoções da saúde;
4) Intersetorialidade: para todos e com objetivo de atender pelo menos 80% da demanda

 
Às 10 de junho de 2010 às 13:22 , Anonymous Marcos Pedrosa disse...

A Atenção Básica é um conjunto de ações, de caráter individual e coletivo, situadas no primeiro nível de atenção dos sistemas de saúde, voltadas para a promoção da saúde, a prevenção, tratamento e a reabilitação.
A atenção primária coordena ações das Gerências da Estratégia Saúde da Família.
O objetivo é propor e acompanhar a implementação de políticas de atenção primária, priorizando a estratégia de saúde da família como modelo de atenção visando o fortalecimento da atenção primária, competindo-lhe:
I - propor e implementar estratégias para a reorganização da atenção primária, com ênfase na saúde da família;
II - apoiar os municípios na reorganização da atenção primária;
III - monitorar e avaliar a atenção primária considerando a saúde da família como modelo de atenção.

 
Às 10 de junho de 2010 às 13:31 , Anonymous Jessiane Cavalcante (5° semestre enfermagem) disse...

A atenção básica como o próprio nome já revela é uma assistência mais limitada, mas centrada no sujeito. Ela surgiu anteriormente a atenção primária e serviu como base para esta atenção.No nosso país ela é muito falha, tanto pela falta de capacitação dos profissionais como pela falta de estrutura.
A atenção primária é melhor organizada do que a atenção básica. Ela possui uma proposta multiprofissional, deixando o modelo biomédico para trás, tudo isso visando melhorar a assistência em saúde. A atenção primária está baseada em quatro princípios:
1) Contato - quando o cliente procura o serviço de saúde, de acordo com a sua acessibilidade;
2)Longitudinalidade - é o acompanhamento de todo processo de saúde e doença, podendo inserir todo o conjunto familiar.
3)Integralidade - é o conjunto de serviços oferecidos, as ações de prevenção e promoção da saúde são desenvolvidas;
4)Intersetorialidade - é o aceso garantido dos usuários ao serviço de saude.

 
Às 12 de julho de 2010 às 19:44 , Anonymous Cássya M. Gadelha Cardoso - Enferagem UECE - 5º Semestre disse...

Segundo o professor Yvens, a reforma da atenção primária do Brasil é a maior do mundo e mais especificamente, o Ceará possui uma história particular sobre a saúde da família, tendo o maior programa de residência familiar.
Ele também dá sua opinião e confirma que nós, Enfermeiros, devemos lutar pela efetivação dos diagnósticos de enfermagem, pois estes contribuem para o desenvolvimento e construção de nossas próprias habilidades.
O professor canadense deixa clara a diferença entre atenção básica e atenção primária:
A atenção básica é uma assistência mais limitada, mais centrada no individuo; porém, ela atende também no coletivo. Este modelo serviu de base para a criação da atenção primária.
Já a atenção primária caracteriza-se por ser o primeiro serviço interligando família, comunidade e serviços de saúde a que a comunidade recorre diante de qualquer queixa de saúde, pelo fato de estar mais próxima da população. É melhor organizada do que a atenção básica e possui uma proposta multiprofissional, pois busca uma mudança do modelo clínico tradicional e visa um modelo mais humanizado vendo o sujeito de forma integral.

 
Às 20 de outubro de 2010 às 18:38 , Anonymous Delane Giffoni Enfermagem Uece 5 semestre disse...

A promoção da saúde representa um processo social e político, que visa ações direcionadas a mudanças das condições sociais, ambientais e econômicas para minimizar seu impacto na saúde individual e pública. Tem como enfoque a visão holística do processo de saúde-doença e da forma de intervir no mesmo. Promover a saúde é capacitar comunidades, com programas ou atividades de cunho educativo para a melhoria da qualidade de vida. Portanto, é nesse contexto que a atenção primária em saúde que presta um serviço de forma integrada ao indivíduo, promove a saúde, interligando família, comunidade e serviços de saúde.
Segundo o professor Yves Talbot, a Atenção primária apresenta quatro elementos considerados por ele como únicos. Sendo eles: 1) o primeiro contato que é a porta de entrada, na qual o cliente procura o serviço de saúde com alguma queixa, que é justamente a acessibilidade e utilização dos serviços; 2) a longitudinalidade o cliente mantém um vínculo com o serviço durante todo o seu ciclo vital, sendo importante conhecer os membros da família para identificar os problemas de saúde, como por exemplo, as doenças crônicas; 3) integralidade que é um grupo de serviços oferecidos para atender a demanda, o atendimento não é somente a uma pessoa, é para o território envolvendo atendimento clínico, programas comunitários para prevenção, promoção da saúde, aprendizagem e estimular iniciativas da própria população; 4) intersetorialidade que é a garantia de acesso aos serviços de saúde.

 
Às 20 de outubro de 2010 às 19:47 , Anonymous Débora Frutuoso (Enfermagem 5° semestre) disse...

A promoção da saúde representa um processo social e político, não somente incluindo ações direcionadas ao fortalecimento das capacidades e habilidades dos indivíduos, mas também ações direcionadas a mudanças das condições sociais, ambientais e econômicas para minimizar seu impacto na saúde individual e pública.Nesse contexto a atenção primaria está inserida.
A atenção básica é uma assistência centrada no sujeito.Já a Atenção Primária está voltado para uma proposta multiprofissional, deixando o modelo biomédico , tudo isso visando melhorar a assistência em saúde.
A atenção primária está baseada em quatro princípios:
1) Contato - quando o cliente procura o serviço de saúde, de acordo com a sua acessibilidade;
2)Longitudinalidade - é o acompanhamento de todo processo de saúde e doença, podendo inserir todo o conjunto familiar.
3)Integralidade - é o conjunto de serviços oferecidos, as ações de prevenção e promoção da saúde são desenvolvidas;
4)Intersetorialidade - é o aceso garantido dos usuários ao serviço de saude.

 
Às 20 de outubro de 2010 às 19:49 , Anonymous Júlia Ferreira - UECE 5o semestre disse...

O professor Yves Talbolt nos traz elementos da atenção primária à saúde, que se enquadram no Sistema Único de Saúde vigente no Brasil:

1. Primeiro contato, a porta de entrada, acessibilidade - pode-se relacionar com o chamado acolhimento, o qual é justamente o primeiro contato com o usuário de saúde;

2. Longitudinalidade, vínculo da família com o serviço de saúde durante a vida - seria assistir o usuário dentro do seu contexto familiar e sociedade;

3. Integralidade, atendimento para o território, não para o indivíduo - atender o usuário levando em consideração todas as suas dimensões;

4. Intersetorialidade, garantia de acesso aos serviçoes de saúde - responsabilidade não só da área da saúde, mas de várias outras esferas que trabalham juntas e promovem o bem-estar do usuário;

Ele ainda destaca que a reforma da atenção primária é a maior do mundo atualmente, antes que Índia e China começacem a própria reforma.

Chama a atenção para o Ceará no que tange à ESF, onde Sobral se destaca com o maior programa de residência multidisciplinar na área.

 
Às 20 de outubro de 2010 às 21:27 , Anonymous Tatiana Moreira - 5º semestre, enfermagem UECE disse...

Muito petinentes as colocações do professor Yves Talbolt acerca dos elementos da atenção primária à saúde (além da sua reforma no Brasil), que se enquadram no Sistema Único de Saúde vigente no Brasil, ainda ressaltando os seus princípios vigentes: acessibilidade, integralidade, longitudinalidade, intersetorialidade. Atráves desses princípios podemos chegar a um processo de Promoção de Saúde - se centra em alcançar a equidade sanitária. Suas ações se dirigem a redução da deficiência dos estados atuais de saúde e a assegurar a igualdade de oportunidades e proporcionar os
meios que permitam a toda população desenvolver ao máximo seu potencial de saúde - satisfatório.

 
Às 21 de outubro de 2010 às 01:43 , Anonymous Ticiane Ponciano - 5° semestre, enfermagem UECE disse...

De acordo com o professor Yves Talbolt há quatro elementos únicos da atenção primária, que são: primeiro contato (de grande importância, pois é nesse momento que a equipe de saúde acolhe e cria vínculos com o usuário garantindo o sucesso da promoção de saúde), quando o sujeito procura o serviço de saúde e esta procura vai depender da acessibilidade dos mesmos aos serviços; o segundo elemento é a longitudinalidade, ou seja, o usuário mantém um vínculo com o serviço de saúde ao longo de sua vida e esse vínculo é extendido a sau família; o terceiro elemento é a integralidade, grupos de serviços oferecidos para atender a demanda como serviço ambulatórial, prevenções e promoções da saúde; o quarto elemento é a intersetorialidade, que é a garantia de acesso dos usuários aos serviços de saúde.
A promoção de saúde é norteada por esses quatro elementos, os quais tentam garantir a integralidade e equidade do atendimento.
O professor faz uma distinção entre atenção primária e atenção básica, ele afirma que a atenção primária é uma atenção a saúde integrada ao indivíduo, que vai do 1° contato e continua ao longo da vida do usuário, estando esse inserido num contexto social. Já a atenção básica é limitada, restrita ao usuário.

 
Às 21 de outubro de 2010 às 04:33 , Anonymous Emanuelle Mendes- 5º sem. Enferm. disse...

É interessante observar principios citados como próprios da atenção primária, pelo professor canadense Yves Talbot, e que se fazem necessários para promoção da saúde, que há muito já escutamos falar por remetem ao nosso SUS, como acessibilidade, integralidade, longitudinalidade e intersetorialidade e reconhecer o Brasil como um país modelo na questão da reforma asssitencial. Assim posso visualizar a importância do nosso Sistema Único de Saúde, bastante criticado, mas que deve ser visto como algo inacabado, dinâmico, em construção e que depende da ação conjunta dos atores envolvidos para se fazer acontecer e conseguir alcançar seus objetivos,onde vejo como fundamental o acesso a uma saúde de qualidade para todos.

 
Às 27 de outubro de 2010 às 22:21 , Blogger Unknown disse...

A faculdade de Medicina da Universidade de Toronto tem o maior Departamento de Medicina Familiar das Américas. A questão da equipe multidisciplinar/interdiscipli­nar é uma coisa nova no Canadá, que o Brasil é o maior país com a Reforma de Atenção Primária e que o Ceará tem grande desenvolvimento da saúde familiar. Citou os elementos básicos na Atenção Primária, tendo o primeiro contato, a longitudinalidade e integralidade como elementos únicos. O sistema de saúde no Canadá é universal desde 1967 e oferece a todo cidadão canadense os serviços médicos, hospitalares e laboratoriais com responsabilidade das Províncias (Estados). Nos serviços de emergência os médicos e enfermeiros têm formação especial. Maria Amélia Firmeza

 
Às 31 de outubro de 2010 às 12:55 , Anonymous Marcos Pedrosa Enfermagem UECE Semestre 5 disse...

A Atenção Básica é um complexo de ações, de caráter individual e coletivo, situadas no primeiro nível de atenção emsaúde, voltadas para a promoção, a prevenção, tratamento e a reabilitação da saúde.
A atenção primária coordena ações da Estratégia Saúde da Família(ESF).
O objetivo é propor e acompanhar a implementação de políticas de atenção primária, priorizando a estratégia de saúde da família como modelo de atenção visando o fortalecimento da atenção primária, competindo-lhe:
I - propor e implementar estratégias para a reorganização da atenção primária, com ênfase na saúde da família;
II - apoiar os municípios na reorganização da atenção primária;
III - monitorar e avaliar a atenção primária considerando a saúde da família como modelo de atenção.

 
Às 22 de novembro de 2010 às 20:07 , Anonymous Renata Juliana P.de M. Trindade (4 º semestre-Enfermagem-UECE) disse...

O Dr. Yves Talbot introduz a entrevisa falando sobre a Faculdade de Medicina da Universidade de Toronto que é uma das mais antigas do Canadá e é a maior universidade canadense. Ela tem o maior departamento de medicina familiar das américas, que foi criado em 1969.
Dr. Yves fala sobre a questão da interdisciplinaridade que é bastante nova no Canadá, tem cerca de 5 anos. De acordo com o Dr. Yves, eles são muito interessados na experiência brasileira com a multidisciplinaridade da saúde, como por exemplo, o programa de residência multidisciplinar, em Sobral.
Em se tratando da atenção primária em saúde, Dr. Yves disse que qualquer reforma de saúde, em qualquer país, deve começar na atenção primária em saúde.
Os elementos únicos da atenção primária são 4: o 1º se chama primeiro contato. A atenção primária é o primeiro lugar que você procura quando tem qualquer problema de saúde, o 2º elemento é a longitudinalidade que se dá durante todo o ciclo de vida da pessoa e age também na família. De acordo com o Dr. Yves, eles buscam conhecer a família da pessoa para facilitar o diagnóstico e tratamento de doenças crônicas genéticas, como diabetes, hipertensão. O 3º ponto é a integralidade que visa atender 80% da demanda de saúde, deixando apenas 20% para outros níveis de atenção. A integralidade visa oferecer prevenção e promoção de saúde. Além dos atendimentos clínicos há programas comunitários para que haja prevenção e promoção de saúde. O 4º elemento é a intersetorialidade que visa a garantia de acesso dos usuários a todos os serviços de saúde.
Dr. Yves acha a reforma de atenção primária do Brasil a maior do mundo e o Ceará se destaca no âmbito da saúde da família. Porém sabemos que o nosso Sistema Único de Saúde (SUS) ainda tem muito o que melhorar. A demanda na atenção terciária continua grande, filas enormes se formam nos hospitais todos os dias. A realidade é bem mais cruel do que o que aprendemos no papel.

 
Às 10 de fevereiro de 2011 às 12:51 , Anonymous Ludymilla Cavalcante disse...

Atenção básica: nome anterior, que demonstra , como próprio nome diz, algo básico demais, como se o atendimento prestado fosse simples.O nome não revela o que, na realidade se quer expressar. Por isso, a melhor nomenclatura seria de atenção primária em saúde, onde engloba o que realmente acontece.
Atenção primária: É caracterizada por ser o primeiro serviço interligando família, comunidade e serviços de saúde a que a comunidade recorre diante de qualquer queixa de saúde, pelo fato de estar mais próxima da população e ter características como a acessibilidade - capacidade de ter acesso e atendimento; longitudinalidade - que representa a formação d laços que vão além do tempo e faz com que a pessoa se sinta mais acolhida e que o profissional seja capaz de ofertar um cuidado mais integral, entendendo os fatores que determinam a saúde e doença daquele indivíduo, envolvendo-o em programas de promoção e prevenção.Uma última característica é a intersetorialidade que representa o acesso dos usuários ao serviço de saúde.
Atenção básica: Como o próprio nome diz, é muito básica, de certa forma é incapaz de determinar a complexidade que envolve o serviço.
As colocações do professor Yves Talbolt a respeito dos elementos da atenção primária à saúde, foram excelentes.Através dos princípios (que se enquadram no SUS) podemos chegar realmente a um processo de Promoção de Saúde .

 
Às 28 de março de 2011 às 12:59 , Anonymous Anônimo disse...

"Atenção básica: nome anterior, que demonstra , como próprio nome diz, algo básico demais" - REALMENTE.. PROFUNDO.

Vai aprender a escrever, menina! É uma vergonha pra universidade pessoas q se expressam como vc, santa prolixidade e falta de consistência!

 
Às 8 de setembro de 2011 às 02:27 , Anonymous Adna Cynthya Muniz Ribeiro disse...

A entrevista com o Prof. Dr. Yves Talbot é bastante enriquecedora, do ponto de vista onde ele acredita que o modelo proposto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para as equipes de família é ideal. O que carece é fazer com que o modelo teórico realmente funcione, que as equipes multiprofissionais estajam bem preparadas e haja uma infra-estrutura adequada.

De acordo com Yves, a ATENÇÃO PRIMÁRIA possui 4 elementos fundamentais: 1)Primeiro contato: É o primeiro lugar que você vai quando tem um problema, incluindo acessibilidade e utilização do serviço cada vez que você tem um problema novo. 2)Longitudinalidade: diferente de continuidade. Acontece durante toda a vida de uma pessoa, como o ciclo vital da família, e nós aprendemos a conhecer a família e o membro da família, importantes para o conhecimento do profissional, pois muitos problemas crônicos são de origem familiar (ex: diabetes) 3) Integralidade: Corresponde a demanda que os serviços podem atender. Não é só atendimento a uma pessoa, e sim ao território, com o objetivo de oferecer prevenção e promoção da saúde. 4)Intersetorialidade - Garantia dos direitos dos usuários.

Em relação à ATENÇÃO BÁSICA, esta vem anterior à atenção primária, estando contida nesta. É uma visão do sistema mais limitada, mas não deixa de ser importante, pois o prof. ressalta que "qualquer reforma de saúde tem que acontecer primeiro na atenção primária em saúde."

 
Às 8 de setembro de 2011 às 19:20 , Blogger angela disse...

Atenção essencial à saúde baseada em tecnologia e métodos práticos, cientificamente comprovados e socialmente aceitáveis, tornados universalmente acessíveis a indivíduos e famílias na comunidade por meios aceitáveis para eles e a um custo que tanto a comunidade como o país possa arcar em cada estágio de seu desenvolvimento, um espírito de autoconfiança e autodeterminação. É parte integral do sistema de saúde do país, do qual é função central, sendo o enfoque principal do desenvolvimento social e econômico global da comunidade. É o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde, levando a atenção à saúde o mais próximo possível do local onde as pessoas vivem e trabalham, constituindo o primeiro elemento de um processo de atenção continuada à saúde

 
Às 8 de setembro de 2011 às 22:05 , Anonymous Letícia Lima Aguiar disse...

Conforme exposto pelo professor Yves,a atenção básica surgiu anteriormente a atenção primária.Porém a nomenclatura básica trás uma falsa idéia de não atender as necessidades dos paciente,ou seja de ser uma atenção limitada.A atenção primária foi divida pelo professor em 4 pontos entre eles estão acessibilidade, integralidade, longitudinalidade, intersetorialidade,que compõem toda a estrutura da atenção. Por meio desta entrevista podemos entender um pouco mais acerca da diferença entre os dois conceitos,além de entendermos um pouco como funciona o sistema no Canadá e que profissionais fazem parte dessa equipe.

 
Às 14 de setembro de 2011 às 15:27 , Anonymous Ariane Alves Barros disse...

A entrevista com o Prof. Dr. Yves Talbot foi interessante, pois ele explica que a atenção primária surgiu depois da atenção básica e como é a estrutura do sistema de saúde presente no Canadá,para que, no meu ver, nós possamos refletir sobre o que deve ser o nosso sistema.Ele divide a atenção primária em 4 pontos principais que compõem a estrutura da atenção: acessibilidade,integralidade, longitudinalidade e intersetorialidade.Ao meu ver, a troca do nome de atenção básica para atenção primária foi bastante proveitoso, pois deu uma maior credibilidade para o serviço.Os profissionais da atenção primária são a base do SUS,pois são eles quem estão presentes no cotidiano das pessoas da comunidade que interagem com as pessoas e realizam seu tratamento primário.Percebi,também, que o professor acredita que o modelo proposto pelo SUS é o ideal,melhor.

 
Às 21 de setembro de 2011 às 22:56 , Anonymous Nayara Sousa - 5 semestre disse...

A entrevista com o Dr. Yves Talbot foi muito interessante e esclarece todas as dúvidas em relação a diferença da atenção primária e da atenção básica, onde ele acredita no SUS e no modelo proposto por este.O problema é fazer com que o modelo teórico funcione, onde se faz necessário a capacitação dos profissionais e uma infra-estrutura adequada.
A atenção básica é uma assistência mais limitada, mais centrada no sujeito. Surgiu anteriormente à atenção primária,servindo como base para esta atenção.No Brasil ela não funciona, apresentando-se muito falha, tanto pela falta de capacitação dos profissionais como pela falta de estrutura.
A atenção primária age de maneira mais sistematizada em sua função do que a atenção básica. Ela possui uma proposta multiprofissional e interdisciplinar, substituindo o modelo biomédico para exercer um cuidado visando a integralidade, objetivando assim a melhora da assistência em saúde. A atenção primária está baseada em quatro princípios:
1) Contato - que é a procura do cliente ao serviço de saúde, de acordo com a sua acessibilidade;
2)Longitudinalidade - acompanhamento de todo processo de saúde e doença.
3)Integralidade - é o conjunto de serviços oferecidos visando cuidar do indivíduo de maneita holística, atentando para os aspectos físicos, psiquicos e o meio social do indivíduo, as ações de prevenção e promoção da saúde são desenvolvidas;
4)Intersetorialidade - é o aceso garantido dos usuários ao serviço de saude

 
Às 13 de outubro de 2011 às 08:25 , Anonymous Samuel Ramalho disse...

Segundo o professor Yves Talbot da Universidade de Toronto, no Canadá, a Atenção primária apresenta 4 elementos únicos:
1)Primeiro contato - o cliente procura o serviço cada vez que tem um problema novo ou não. Esse primeiro contato é possível devido a acessibilidade, elemento importante da atenção primária, promovedor de saúde.
2)Longitudinalidade: - é muito importantes, pois o usuário fica ligado ao serviço durante todo o seu ciclo vital, favorecendo a detecção de doenças crônicas e seu tratamento, como diabetes e hipertensão arterial, assim como também estendendo esse serviço para a família do mesmo.
3)Integralidade: grupo de serviços oferecidos para resolver o problema, envolvendo prevenção e promoção em saúde, programas comunitários para prevenção de doenças e estimulando a inicativa na própria população. Além do vínculo com outros serviços de saúde, os serviços do nível primário podem lançar mão de visitas domiciliares, reuniões com a comunidade e ações intersetoriais.
4)Intersetorialidade - garantia de acesso dos usuários a todos os serviços de saúde.

A entrevista com o Prof. Dr. Yves Talbot foi interessante, pois ele explica a diferença entre a atenção primaria e atenção Básica. A 1 surgiu depois da 2.

 
Às 21 de outubro de 2011 às 17:36 , Anonymous Ítalo Reuber disse...

Interessante saber o processo de envolvimento do Dr. Yves na atenção básica, as diferenças entre esta e a atenção primária e os quatro elementos únicos. Sabe-se que o sistema de saúde no Canadá é um modelo, uma referência. Saber que o Brasil tem um modelo similar e que foi conquistado por lutas e movimentos sociais é motivo de nos alegrar e de lutarmos para sua manutenção e melhoria.

 
Às 13 de abril de 2012 às 09:56 , Anonymous CAROLINE MAGALHÃES disse...

Segundo o Dr. Yves Talbot a Atenção Primária de Saúde (APS) surgiu posteriormente a Atenção básica. A APS tem uma visão do sistema é uma estratégia de organização da atenção à saúde voltada para responder de forma regionalizada, contínua e sistematizada à maior parte das necessidades de saúde de uma população, integrando ações preventivas e curativas, bem como a atenção a indivíduos e comunidades. Esse enunciado procura sintetizar as diversas concepções e denominações das propostas e experiências que se convencionaram chamar internacionalmente de APS.
São apresentados 4 elementos da APS, que são eles: contato, longetudinalidade, integralidade e intersetorialidade.
1º Contato: É o primeiro lugar que a pessoa vai( Acessibilidade, utilização de serviço);
2º Longetudinalidade - É para toda a vida. Observa o ciclo vital da família, podendo-lhe oferecer um suporte para a detecção de alguma doença crônica.
3º Integralidade - Oferecem para o território programas comunitários para prevenção e promoção da saúde para estimular a iniciativa.
4º Intersetorialidade - Garantia de acesso dos usuários aos serviços de saúde.

 
Às 21 de abril de 2012 às 13:06 , Anonymous Jamille Pinheiro Cunha disse...

A Atenção Primária à Saúde (APS) incorpora os princípios da Reforma Sanitária, levando o SUS a atender à população pelo modelo assistencial, com universalidade e integralidade. Diante disso, a APS, estratégia de organização, busca atender à saúde de forma regionalizada, contínua e sistematizada, por meio da prevenção e promoção da saúde.
Conforme afirma o Dr. Yves Talbot em sua fala, existem quatro elementos da APS, que são:
1-Primeiro Contato: É o primeiro contato com o usuário de saúde, que é concretizado por meio da acessibilidade para utilização do serviço de saúde. Vale ressaltar a importância do acolhimento por parte do profissional neste primeiro momento.
2-Longitudinalidade: Cuidado e vínculo do usuário do serviço durante todo seu ciclo vital. A família do mesmo também é incluída neste contexto.
3-Integralidade: Realização da prevenção e promoção em saúde, buscando incentivar a inicativa na população. Nesse elemento, há a ligação com outros serviços de saúde, visitas domiciliares, reuniões com a comunidade e ações intersetoriais. Ocorrem ainda questionamentos de como oferecer e como atender à demanda solicitada.
4-Intersetorialidade: Corresponde ao acesso dos usuários aos serviços de saúde.

 
Às 16 de agosto de 2012 às 13:28 , Blogger Ana Paula disse...

O conceito de promoção da sáúde é definido na carta de Carta de Ottawa - 1986- por " "...processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação nesse processo."
Dessa forma, ao refletirmos sobre este conceito, é perceptível que promoção da saúde esta diretamente ligada à Atenção Primária em Saúde. De acordo com o Dr. Yves Talbolt, a Atenção Primária em Saúde possui quatros elementos único: O primeiro contato, esse elemento é o primeiro recurso de acesso à saúdo do usuário. É imprescindível que a equipe de saúde esteja preparada para acolher o indivíduo, para que este seja atuante na busca pela melhoria da saúde. Outro fator essencial, é a longitudinalidade, pois é na Atenção Primária que os profissionais tem a possibilidade de acompanhar o usuário, sua família e comunidade em seu ciclo de vida, firmando um relação pessoal ao longo do tempo, o que favorece a equipe trabalhar na implementação de medidas de prevenção e promoção da saúde. A integralidade também é um elemento da Atenção Primária, que permite que o usuário seja cuidado de forma integral e a equipe multiprofissional pode atuar nas diversas necessidades do mesmo, abandonando a ideia do ser fragmentado. O Último elemento é a intersetorialidade, que garante os direitos dos usuários aos serviços de saúde.
A partir desses elementos da Atenção Primária e do conceito de promoção da saúde, que luta pela equidade, justiça social e qualidade de vida da população, não se pode desassociá-las, uma vez que uma esta diretamente ligada à outra.

 
Às 21 de agosto de 2012 às 21:40 , Anonymous Ruth Pires disse...

A Atenção Primária em saúde é uma estratégia de organização da atenção à saúde, voltada para responder de forma regionalizada, contínua e sistematizada à maior parte das necessidades de saúde de uma população, integrando ações preventivas e curativas, incluindo atenção individual ou às comunidades. Dentro dessas ações preventivas está a Promoção da Saúde. E, de acordo com a Política Nacional de promoção da saúde do Ministério da Saúde, a Promoção da Saúde é uma das estratégias do setor saúde para buscar a melhoria da qualidade de vida da população. Seu objetivo é produzir a gestão compartilhada entre usuários, movimentos sociais, trabalhadores do setor sanitário e de outros setores, produzindo autonomia e co-responsabilidade. E como relata o professor Yves Talbot, a Atenção primária apresenta quatro elementos: o primeiro contato que é a porta de entrada, na qual o cliente procura o serviço de saúde com alguma queixa; a longitudinalidade, o cliente mantém um vínculo com o serviço durante todo o seu ciclo vital, sendo importante conhecer os membros da família para identificar os problemas de saúde; integralidade, que é um grupo de serviços oferecidos para atender a demanda, o atendimento não é somente a uma pessoa, é para o território envolvendo atendimento clínico, programas comunitários para prevenção, promoção da saúde, aprendizagem e estimular iniciativas da própria população; intersetorialidade que é a garantia de acesso aos serviços de saúde.

 
Às 22 de agosto de 2012 às 20:24 , Anonymous Rosa Samilla disse...

A atenção primária a saúde é uma das medidas proposta pelo SUS, que busca universalizar e integralizar a assistência em saúde. A APS busca garantir saúde de forma sistematizada, contínua e regionalizada. Dentro dessa estratégia tem a Promoção da Saúde, que tem como objetivo garantir saúde e qualidade de vida a toda a população.

De acordo com prof. Yves Talbot, a APS tem 4 elementos importantes: Primeiro Contato (é a momento que o paciente busca o serviço de saúde, é a porta de entrada no serviço, momento importantíssimo pois é o primeiro contato com o serviço), Longitudinalidade (momento onde desenvolve-se vínculo entre paciente, profissional e família, vinculo este estabelecido durante todo seu ciclo vital), Integralidade (momento onde a paciente é visto de forma integral, diversos profissionais participam) e Intersetorialidade ( garantir serviço de saúde a todos os usuários do serviço).

Considerei a entrevista bem importante para compreensão a Atenção Primária a Saúde.

 
Às 3 de fevereiro de 2015 às 16:11 , Anonymous Anônimo disse...

Aluna: ANTÔNIA BRUNA - 5º Semestre

O conceito de promoção da saúde foi definido pela OPAS/OMS em 1990, como ”a soma das ações da população, dos serviços de saúde, das autoridades sanitárias e de outros setores sociais e produtivos, dirigidas ao desenvolvimento das melhores condições de saúde individual e coletiva”. Ou seja, compreende-se ser um conjunto de ações que sejam planejadas a fim de assegurar o desenvolvimento das melhoria de saúde da população. Em sua entrevista o Dr. Yves Talbot evidencia isso, onde fala que a Atenção Primária em Saúde - APS - tem 4 elementos importantes: Primeiro Contato ; Longitudinalidade ; Integralidade ; Intersetorialidade. Destacando que integralidade é atender o usuário, mas também como vamos oferecer para nosso próprio território prevenção e promoção de saúde, oferecendo programas comunitário,estimular a iniciativa do empoderamento da população. Mostrando assim que a promoção em saúde esta diretamente ligada a atenção Primária em Saúde.

 
Às 18 de fevereiro de 2015 às 22:10 , Anonymous Anônimo disse...

Heloisa Soares 5º Semestre
O prof. Yves Talbot citou 4 elementos importantes que constituem a atenção primária. São eles:

1. Primeiro contato com o usuário de saúde, considerada a porta de entrada;

2. Longitudinalidade: cuidado com o ciclo vital e os vínculos, como a família.

3. Integralidade: ações de promoção e prevenção na população usando também outras instituições como escolas e igrejas para ajudar nesse processo e incentivar a população.

4. Intersetorialidade: garantia de acesso aos serviços de saúde

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial