sexta-feira, 31 de maio de 2013

S@S - Hepatites Virais - Dra. Daniele Vasconcelos

15 Comentários:

Às 6 de abril de 2014 às 12:23 , Anonymous Anônimo disse...

O vídeo fala sobre a prevenção das hepatites virais, que tem como conceito de saúde a ausência de doença, tendo como modelo de intervenção o médico, ja que ele vai atuar no diagnóstico da doença. A prevenção é voltada para grupos de alto risco, de forma direcionada e persuasiva, abrangendo uma patologia específica, sendo utilizada geralmente uma única estratégia. O objetivo das ações e programas são direcionadas para indivíduos e grupos que estão fazendo parte de situações de risco desta doença, logo surgindo um direcionamento de medidas focado para o grupo-alvo. Os profissionais de saúde são participantes e executores de ações e programas de educação em saúde, como forma de tentar prevenir a doença. Antonia Raiane Silva Claudino 5° semestre

 
Às 6 de abril de 2014 às 12:24 , Anonymous Anônimo disse...

Jakeline Botelho
Enfermagem S5

Conceito: Prevenção , ausência de doenças e redução dos fatores de risco
Modelo de prevenção: Prática de redução de danos ( uso de preservativo, uso de material individual na manicure, cuidado com alimentos) e vacinação.
Abrangência: centros de saúde ,escolas , visitas domiciliares.
Abordagem: campanhas de vacinação, difusão de informações sobre o tema.
Estratégia: Oficinas para jovens em escolas para conhecer e prevenir hepatites.
Público: Na ação feita nas escolas foram os adolescentes, mas a questão das vacinas para público de até 30 anos.
Objetivos das ações e programas: diminuir incidência das hepatites
Direcionamento de medidas: foco na prevenção
Participantes: equipe multidisciplinar ( enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros.)

 
Às 6 de abril de 2014 às 13:39 , Blogger Unknown disse...

Amanda Figueira Rodrigues
5º Semestre

Esse vídeo entra no conceito de prevenção, porque trata da busca pela eliminação da doença, ausência da doença, através do modelo médico de intervenção. O público são os grupos e alto risco da população, no caso da Hepatite o grupo de risco são os profissionais da saúde, profissionais do sexo, bombeiros, polícia militar e adultos jovens (18 aos 30).
A abrangência na prevenção está voltada para a patologia específica, a doença em si e as estratégias utilizadas são gerais e arbitrárias, como,no caso no vídeo, faz-se uso da vacinação, redução de riscos (uso de preservativos, cuidado no manuseio de alimentos, e uso individual de equipamentos de manicure) e campanhas feitas pelo governo.
Essas estratégias são feitas através de abordagens direcionadas ao público alvo e persuasivas com campanhas públicas que praticamente forçam à vacinação.
Os objetivos dos programas e ações em prevenção focam principalmente nos indivíduos e grupos de pessoas, ou seja, não se importam com o meio em que vivem, esquecendo que também influenciam na contração ou não da doença.
E para finalizar, numa política de prevenção em saúde, assim como visto no vídeo os os executores são os profissionais da saúde (enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e outros).

 
Às 6 de abril de 2014 às 14:16 , Anonymous Anônimo disse...

Brenda Rayane Carneiro
5º semestre

-Conceito de Prevenção: são ações antecipadas que evitam o progresso da patologia.
-Modelo de Intervenção: Estratégias de profissionais da saúde para reduzir danos.
-Público: grupo de alto risco (indivíduos sexualmente ativos e sem proteção, profissionais de saúde, dependentes de transfusão sanguínea, profissionais de manicure).
-Abrangência: Escolas, centros de saúde ou a própria comunidade que podem trazer mais visibilidade para a Hepatite.
-Abordagem: Palestras em escolas, educação em saúde, campanhas de vacinação.
-Estratégia: Mudança de Hábitos e vacinação.
-Objetivos das Ações: Informar ao público alvo a respeito da doença e as formas de prevenção, reduzindo assim, a incidência da hepatite.
-Direcionamento das medidas: ao público alvo, visando interromper a cadeia transmissória da doença.
-Participantes: Enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros profissionais em parceria com as escolas, professores e adolescentes.

 
Às 8 de abril de 2014 às 20:56 , Anonymous Anônimo disse...

Lyllian Millena S5
Conceito de saúde: prevenção (foco na eliminação da doença/cura)
Modelo de intervenção: médico (centrado na cura)
Público: grupos de risco (adolescentes)
Abrangência: patologia específica
Estratégias: diversas e complementares
Abordagens: direcionais e persuasivas
Objetivos: oferecidas à população
Direcionamento: mudanças na situação dos indivíduos e seu ambiente
Participantes: profissionais da saúde

 
Às 8 de abril de 2014 às 21:07 , Anonymous Anônimo disse...

Dr. Daniele desenvolve no vídeo uma ação de prevenção da saúde, uma vez que seu discurso se baseia no conceito de ausência da doença. Tendo como modelo de intervenção o médico, já que cita medidas para evitar a contaminação pelos vírus das hepatites. Tem como público uma população de alto risco, no caso os jovens a quem se direciona o vídeo. Sua abrangência foca em uma patologia específica, as hepatites virais. Utilizou-se uma estratégia única que foi a educação em saúde com abordagem direcional e persuasiva. O direcionamento das medidas foi um grupo-alvo, que eram os jovens das escolas que tiveram acesso ao vídeo. o objetivo do programa foi focar em um grupo de pessoas e teve como participantes e executores do programa, profissionais de saúde.

 
Às 8 de abril de 2014 às 21:08 , Anonymous Anônimo disse...

Sara Araújo
Enfermagem/UECE- 5° semestre
Dr. Daniele desenvolve no vídeo uma ação de prevenção da saúde, uma vez que seu discurso se baseia no conceito de ausência da doença. Tendo como modelo de intervenção o médico, já que cita medidas para evitar a contaminação pelos vírus das hepatites. Tem como público uma população de alto risco, no caso os jovens a quem se direciona o vídeo. Sua abrangência foca em uma patologia específica, as hepatites virais. Utilizou-se uma estratégia única que foi a educação em saúde com abordagem direcional e persuasiva. O direcionamento das medidas foi um grupo-alvo, que eram os jovens das escolas que tiveram acesso ao vídeo. o objetivo do programa foi focar em um grupo de pessoas e teve como participantes e executores do programa, profissionais de saúde.

 
Às 8 de abril de 2014 às 21:49 , Anonymous Anônimo disse...

Mayra Rodrigues Barroso; 5° semestre; Enfermagem

O enfoque do conceito de saúde é na prevenção, voltada para a ausência da doença, tendo como modelo de intervenção o médico, para o diagnóstico e tratamento da doença. O público são os grupos de alto risco como os profissionais do sexo, profissionais da saúde, bombeiros, adultos jovens de 18 a 30 anos e outros e a abrangência está voltada para a patologia específica no caso, as hepatites virais.
As estratégias são apresentadas através da disponibilização de conhecimentos, educação em saúde e prevenção da doença e a abordagem é direcionada e persuasiva por meio da vacinação. Os objetivos das ações e programas visam a diminuição dos casos da doença e o direcionamento das medidas são os públicos-alvo. E os participantes e executores de ações e programas são os profissionais de saúde como os enfermeiros , médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros.

 
Às 9 de abril de 2014 às 20:55 , Anonymous Anônimo disse...

Sandra Oliveira da Silva, Enfermagem-Uece/5º semestre
Dr. Danielle relata no vídeo o conceito de saúde voltado à prevenção, com o modelo de intervenção médica, o público alvo foi o grupo de risco, com abrangência específica e estratégias direcionadas a prevenir as hepatites com uma abordagem por meio de oficinas nas escolas ao grupo de jovens. Teve como objetivo oferecer orientações de prevenção a hepatites e foi direcionada ao grupo de risco, na qual os participantes e executivos de ações foram os profissionais de saúde.

 
Às 9 de abril de 2014 às 23:04 , Blogger Unknown disse...

Camila Mororó S5
A entrevista com a Dra. Danielly mostra uma ação preventiva de uma equipe multidisciplinar focada na cura/ausencia de doenças com adolescentes (grupo de risco) nas escolas, centros de saúde e residencias (abrangência) com objetivo de reduzir a incidencia de hepatites.
Modelo de intervençao :medico

 
Às 10 de abril de 2014 às 11:39 , Anonymous Anônimo disse...

Rebeca Sales - Enfermagem UECE - S5
A Dra. Daniele Vasconcelos na entrevista relatou como enfoque principal o modelo de Prevenção, já que o conceito de saúde apresentado foi a ausência de saúde, utilizando políticas de redução de danos. O modelo de intervenção é médico, pois é necessário a realização do diagnóstico da doença através de exames de sangue específicos, identificação de sinais e sintomas. O público da abordagem preventiva são os grupos de alto risco da população, como os profissionais de saúde, os profissionais do sexo, bombeiros, policiais, manicures e os jovens em geral até os 29 anos. A abrangência é de uma patologia específica, no caso a Hepatite Viral. A estratégia geralmente é única, pois leva informações sobre a doença como sinais, sintomas e formas de prevenção. A abordagem é direcionada e persuasiva, já que essas informações são levadas às escolas, visitas domiciliares e campos de saúde. O direcionamento das medidas é imposto ao grupo-alvo que possuem mais chances de contrair a doença. Os objetivos de programas e ações focam em indivíduos e grupos específicos de risco. Os executores dos programas e ações são profissionais de saúde de forma multidisciplinar como os enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

 
Às 15 de abril de 2014 às 21:48 , Blogger Unknown disse...

Maria Cristiane da Silva/ 5º semestre/ Enfermagem
O enfoque principal dado pela Dra. Daniele Vasconcelos foi a prevenção das hepatites virais, cujo conceito de saúde é a ausência de doenças e redução dos fatores de risco. O modelo de intervenção é médico, com foco na cura. O público da abordagem é o grupo de risco (profissionais do sexo, bombeiros, profissionais da saúde, policiais militares, adultos jovens, manicures, garis. A abrangência está voltada para a patologia, especificamente a Hepatite Viral. A estratégia é a educação em saúde, informações sobre a doença e vacinação. Abordagem direcional e persuasiva para o público alvo, com campanhas que levam à vacinação. Direcionado para as pessoas que tem mais risco de contrair a doença. O objetivo é diminuir o número de casos de hepatite através da prevenção. E os executores são: enfermeiros, médicos e os demais profissionais da saúde.

 
Às 15 de abril de 2014 às 22:18 , Blogger Unknown disse...

Antonio Eudenio de Sousa Nogueira. Enfermagem UECE, 5º semestre.

No início da web aula a Dra Daniele afirma que foram realizadas oficinas em escolas nas quais o enfoque era a prevenção. Nesse ponto chega-se a pensar que a mesma seguirá, então, uma abordagem de prevenção de saúde em saúde pública.
Ao longo da aula, nota-se, no discurso da mesma, a abordagem da saúde coletiva, com o foco na educação em saúde, como a própria web rádio propõe em sua essência. Percebe-se essa abordagem, de início, pelo título da aula - Hepatites: uma sopa de letrinhas - o que mostra uma abordagem facilitadora, tendo em vista que o público-alvo pode ser diverso. A aproximação da temática com a cultura, costumes e práticas da população se dá em toda a aula, bem como o cunho participativo da tomada de ações em saúde coletiva, percebido aqui, pelo meio de inclusão (internet) ser abrangente e permitir a interação constante entre público e apresentador.
Quanto aos executores das ações, as orientações dadas ao longo da aula são passíveis de serem repassadas por qualquer pessoa, independente de ser profissional da saúde ou não, sendo o único requisito, ter informações que sejam úteis, visando, no caso, como a própria Dra Daniele cita, a prática de redução de danos, sem excluir totalmente ações cotidianas, mas visando evitar a exposição a fatores predisponentes.

 
Às 16 de abril de 2014 às 16:46 , Anonymous Anônimo disse...

Yasmim Neri Pinheiro - Enfermagem - 5 semestre

A entrevista tem como objetivo a prevenção das Hepatites Virais, principalmente, nas Hepatites B e C, que estão sendo consideradas como DST 's. O conceito de prevenção é a ausência de doença e, tem como modelo de intervenção o biomédico. O seu público alvo são os grupos de alto risco da população que são: profissionais de saúde, bombeiros, do sexo. Abordagens direcionadas e de conscientização. Executivos dos programas e ações são os profissionais de saúde.

 
Às 22 de abril de 2014 às 21:18 , Blogger Unknown disse...

André Ribeiro de Castro Júnior. Enfermagem UECE, 5º semestre.

Durante o depoimento, Dra Daniele comenta sobre oficinas em escolas nas quais o enfoque era a prevenção. Com isso, tem-se a ideia de que se trata de uma abordagem de prevenção em saúde pública.
Ao longo da aula se nota no discurso da profissional, a abordagem da saúde coletiva, com o foco na educação em saúde. Percebe-se essa abordagem, de início, pelo título da aula - Hepatites: uma sopa de letrinhas - o que mostra uma abordagem facilitadora, com a intensão de atender um publico diversificado. A aproximação da temática com a possível diferença cultural da população se dá em toda a aula, bem como o cunho participativo da tomada de ações em saúde coletiva.
Quanto as ações praticadas, as orientações dadas ao longo da aula são facilmente repassadas a qualquer cidadão, independente de ser profissional da saúde, sendo o único requisito, ter informações que sejam úteis, visando a prática de redução de danos, incluindo ações cotidianas e também visando evitar a exposição a fatores predisponentes.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial